Veja boas ideias para inspirar o décor dos quartos dos filhos.

Com sete ambientes e fachada ilustrada, a mostra de decoração e design Lá Na Toca, voltada para o universo infantil, estreia sua primeira edição numa casa centenária no Humaitá, onde funciona o ateliê Lá na Ladeira (R. Maria Eugênia, 123). “A ideia é apresentar espaços interativos e customizados para crianças de todas as idades – do bebê ao adolescente”, afirma Simone Raitzik, uma das idealizadoras do evento e também do site natoca.com.br, destinado ao mesmo segmento.

fachada-ilustra-patlobo-lanatoca

O design escandinavo norteou os projetos dos profissionais, que pretendem mudar o layout de alguns espaços durante a exposição a fim de revelar diferentes propostas, sem grandes investimentos.

De hoje (10 de novembro) a 16 de dezembro, das 13h às 20h, será possível visitar a casa e participar de uma programação intensa. Às terças e quintas, acontecem palestras e bate-papos sobre temas relacionados ao mundo infantil – veja detalhes no Instagram @lanatoca_mostra — e, aos sábados, oficinas para os pequenos e comidinhas. No quintal, à sombra de uma mangueira frondosa, ocorrem ainda lançamentos de novas marcas e a montagem, em 25 de novembro, de uma descolada festa de aniversário.

Quarto do casal de gêmeos
Allison Cerqueira, Renata Fragelli, Studio AR Design, Fina Stampa e Mini Móbile Ateliê

Pensado para um casal de gêmeos de 5 anos, o quarto de 8 m² tem um pouco de tudo. A cama-beliche de pínus dispõe de laterais arredondadas num leve toque retrô; o papel de parede traz, de um lado, o desenho de tijolinhos maciços e, do outro, uma floresta “light” impressa no adesivo. “Queríamos um quarto lúdico, bom de brincar. Um verdadeiro playground”, diz Allison, que aproveitou o pé-direito de 6 m para montar uma parede de escalada. A estante de casinha dialoga com o quadro de desenho e o balanço de tecido.

quarto-gemeos-lanatoca-ardesign-minimobile-finastampa2

quarto-gemeos-lanatoca-ardesign-minimobile-finastampa23

quarto-gemeos-lanatoca-ardesign-minimobile-finastampa16

quarto-gemeos-lanatoca-ardesign-minimobile-finastampa8

quarto-gemeos-lanatoca-ardesign-minimobile-finastampa5

Quarto das meninas
Cristiane Salles Interiores e Studio Nara Maitre

Duas irmãs, uma de 3 anos e um bebê, compartilham o espaço com boas pitadas do estilo boho. “Queríamos montar uma atmosfera doce e delicada e usamos o rosa-nude como base”, conta Nara. Com pouca marcenaria e muitos móveis soltos, o ambiente pretende inspirar quem mora em apartamentos alugados. ¨A cama, que poderia estar também numa brinquedoteca, é composta por diversos futons, que vão para o piso quando as amigas chegam para dormir”, afirma Cris. Outra boa ideia foi criar peças que se adaptassem a outros ambientes: o armário de palha também ficaria lindo na sala.

quarto-das-meninas-lanatoca-crissalles-naramaitre4

quarto-das-meninas-lanatoca-crissalles-naramaitre14

quarto-das-meninas-lanatoca-crissalles-naramaitre17

quarto-das-meninas-lanatoca-crissalles-naramaitre10

Quarto do menino
Bianca Assuf, Roberta Franklin e The Little Door Studio

O dono deste quarto tem 7 anos, é um aventureiro nato — repare na estampa do enxoval — e ama se esparramar nas almofadas sobre o piso para ler. Escolheu cada objeto e quadro, que ocupam a estante e as paredes. O estilo escandinavo se mistura com intervenções do industrial. Todos os móveis são soltos para permitir a mudança de layout e de cômodos, caso seja preciso. Há ainda ótimas ideias – como o rodapé alto que serve de moldura para encaixar cestos, recheados de brinquedos.

quarto-do-menino-lanatoca-thelittledoorstudio

 

 

quarto-do-menino-lanatoca-thelittledoorstudio4

quarto-do-menino-lanatoca-thelittledoorstudio3

Quarto do bebê
Oba! Arquitetura e Mapateca

Para a arquiteta Leila Bittencourt, da Oba!, o estilo escandinavo é muito mais do que uma paleta de tons neutros: preconiza o essencial e o consumo consciente. A inspiração veio do traço do designer gráfico sueco Josef Frank, considerado o “papa” das estampas, assim como da marca finlandesa Marimekko. Na cômoda com trocador, cordas fixam os nichos, mantendo-os em seu lugar. A criança cresceu? Basta fazer um novo arranjo. Os quadrinhos, emoldurados em caixas de acrílico, são da artista plástica Danielle Cukierman, e o papel de parede, feito sob medida com “adesivos” de tecido, é da Mapateca.

quarto-bebe-lanatoca-oba-mapateca4

quarto-bebe-lanatoca-oba-mapateca12

quarto-bebe-lanatoca-oba-mapateca10

Banheiro dos irmãos
Carmen Zaccaro e Canto de Dormir

A arquiteta montou um banheiro para meninos e meninas de 6 e 3 anos. O estilo é contemporâneo e privilegia materiais atemporais, com foco na marcenaria revestida de laminado no tom freijó lavado. A bancada tem altura padrão, com gaveteiro que funciona como escadinha para as crianças alcançarem a cuba. A penteadeira, cheia de nichos, ajuda na organização do cômodo, assim como a estante e os revisteiros.

banheiro-meninos-lanatoca-carmenzaccaro7

banheiro-meninos-lanatoca-carmenzaccaro5

 

Cozinha Kids
Hana Lerner Arquitetura e ateliê Nina Moraes Design

Cozinha é lugar de criança sim! A arquiteta criou um ambiente lúdico e colorido com candy colors, recheado de ideias para serem levadas às cozinhas dos pais. O formato de casinha dá o ar da graça no teto e no painel interativo imantado, que cobre parte da parede. É ali que guloseimas e utensílios se transformam em ímãs soltos. Parte dos objetos também foram personalizados. “Pensamos num ambiente que pudesse estimular a alimentação saudável a partir da decoração e da brincadeira”, defende a arquiteta.

 

cozinhakids-lanatoca-hanalerner-ninamoraes31

cozinhakids-lanatoca-hanalerner-ninamoraes25

cozinhakids-lanatoca-hanalerner-ninamoraes20

Casinha na mangueira
Paula Bergamin e Ecogarden

O paisagismo acompanha o muro de entrada da casa e se estende para o quintal. A horta vertical de temperos estimula as crianças a conhecerem e identificarem o aroma de cada um. Há também uma pequena divertida fonte para os pequenos se esbaldarem na água nos dias de calor. A grande atração, porém, é a casa na árvore com estrutura de madeira de lei, forrada com pínus, que reforça a estética nórdica. Tanto a construção como as jardineiras foram fabricadas pela Ecogarden.

IMG_8210

IMG_8105

Fachada
Pat Lobo Design e Ilustração

A designer e ilustradora Pat Lobo, de São Paulo, assina a fachada lateral da casa, imprimindo seu traço lúdico e criativo. Surgiram, ali, árvores, flores e animais no estilo escandinavo. “Me chama atenção a paleta de cores rebaixadas que caracteriza o trabalho desses artistas. E nessa linha me guiei, usando tons cinza, grafite e ocre”, conta.

fachada-ilustra-patlobo-lanatoca3

Galeria de arte
A cada semana, uma empresa ocupa o espaço com uma exposição temporária. Confira:

10 a 18/11 – Bichos geométricos por Tundra Studies. O estúdio carioca de design explora a relação marcante que existe entre geometria e os elementos da natureza. Nesta série de ilustrações vetoriais, os designers Karina Abicalil e Claudio Portugal criaram animais da selva, em meio a outras figuras híbridas.

21 a 25/11 – Fulô Estúdio.

28/11 a 2/12 – Nomes aramados por Amarelindo.

5 a 9/12 – Capelli por Ana Baldissera. O traço de caneta naquim é a marca da artista, uma advogada que sempre gostou de desenhar e levou o hobby adiante. Ela dá formas a bonecas de longos cabelos, cheios de personalidades, com roupas estampadas. Tudo feito à mão.

12 a 16/12 – Painel Floresta por Lille Piá. Na última semana, a parede será coberta por um papel de parede com uma das ilustrações vibrantes e exclusivas da Lille Piá – a nova marca de design e decoração infantil, lançada durante a mostra. A floresta que colore esse painel foi desenhada à mão pela talentosa Pat Lobo, com girafa, leão, elefante, urso, tucano, macaco e rinoceronte.


reginagalvao-avatar-1

Por Regina Galvão
Fotos: Nicolas Bouriette


 

Explore e descubra a sessão especial Boobam Kids:

 

kids

Posted by:Regina Galvão

Deixe uma resposta