Há oito anos, Danilo Costillas decidiu trocar a vida empresarial pela de artista e designer. “A mágica de transformar ideias em peças, usando as mãos e a criatividade, me encantou a ponto de eu não conseguir mais fazer trabalhos administrativos”, conta ele, que cursou arquitetura nas Belas Artes, administração na PUC e completou os estudos com um curso de design de mobiliário.


Em 2015, Danilo inaugurou a marca Casa Costillas. O nome é uma homenagem à famosa marcenaria que seu bisavô tinha em Santos, nos anos 1910, de onde saíram peças presentes ainda hoje na Pinacoteca do Estado de São Paulo e na Bolsa Oficial de Café, em Santos.





Atualmente, o designer passa 80% de seu tempo na oficina no Cambuci, em São Paulo. No espaço, ele montou uma marcenaria completa, com ferramentas, equipamentos e depósito para armazenar a matéria-prima necessária para dar vida as suas criações. “Os melhores dias são aqueles que eu entro de manhã na oficina e só saio à noite”, revela. Os objetos são totalmente desenvolvidos por Danilo em um processo artesanal que consiste na transformação de madeiras de demolição e reuso em itens conceituais e contemporâneos.



Cada projeto nasce a partir da matéria-prima. O processo é minucioso: ele analisa a madeira bruta que tem em mãos, limpa as partes danificadas de modo que sobre apenas o material nobre e, então, começa as experimentações, intervindo o mínimo possível no elemento natural. “Em geral, eu só consigo saber o que vai surgir depois que finalizo. Até faço croqui e estudos iniciais, mas a peça vai ganhando novos contornos conforme executo”, revela Danilo. “Cada móvel é um desafio. Tem uma mesa que estou há dois anos tentando resolver”.

Por conta disso, o mobiliário assinado por Danilo foge bastante do perfil comercial e assume um caráter de peças colecionáveis. As peças são únicas ou em série limitada, e uma nunca é igual a outra. “Os móveis muitas vezes causam estranhamento, pois não são óbvios, e isso faz parte do meu trabalho”, diz ele. Há mais de um ano na Boobam, ele considera a plataforma bastante importante para ajudá-lo nas vendas e na divulgação. “Ter a minha loja no site faz com que a marca seja uma referência. Todos os produtos oferecidos pela Boobam são valorizados como itens de design e arte”, completa.

O protagonismo dado à matéria-prima faz com que o material seja de extrema importância para as criações de Danilo. Isso faz com que ele viva uma verdadeira caçada em busca de madeiras nobres e diversas por todos os cantos por onde vai. “Meus amigos e familiares sempre me avisam de construções em demolição e eu já me acostumei a andar pelas ruas procurando materiais. Há até pedreiros que me ligam quando conseguem algo especial de sobra de obras”, conta.



Atualmente, o acúmulo de madeira é tanto que a marcenaria no Cambuci não é suficiente para armazenar. Danilo guarda boa parte da matéria-prima em um sítio no interior de São Paulo, para onde vai frequentemente para pinçar algo especial. Do depósito – ou melhor, do tesouro – de Danilo já saíram luminárias, mesas, aparadores, cadeiras, bancos e muitos outros móveis conceituais. “Vivo uma constante busca por soluções construtivas capazes de transformar minhas ideias em objetos criativos e funcionais, por meio dos quais chamo a atenção para o consumo consciente e racional”, finaliza ele.


Visite a loja Casa Costillas na Boobam:
Jornalista convidada: Flora Monteiro
Matéria exclusiva para o Blog Boobam
Fotos: Eduardo Magalhães
maravilhoso! é possível visitar a oficina?
Olá Thereza, Para conhecer melhor o trabalho do designer Danilo, por favor, entre em contato pelo sistema de mensagens disponível na loja da Casa Costillas: https://boobam.com.br/loja/casa-costillas
Adorei!!!!👏🏻👏🏻👏🏻 Muito bomm!!!
Trabalho maravilhoso
beleza, bom gosto e funcionalidade….parabens