Há oito anos, Danilo Costillas decidiu trocar a vida empresarial pela de artista e designer. “A mágica de transformar ideias em peças, usando as mãos e a criatividade, me encantou a ponto de eu não conseguir mais fazer trabalhos administrativos”, conta ele, que cursou arquitetura nas Belas Artes, administração na PUC e completou os estudos com um curso de design de mobiliário.

2274-luminaria-bola-casa-costillas-1-original
A Luminária Bola movimenta-se conforme a rotação da bola.
14478442_1644610092496377_6517534952383315968_n
O contrastes de formas e cores de diferentes madeiras, como o rouxinho e o freijó.

Em 2015, Danilo inaugurou a marca Casa Costillas. O nome é uma homenagem à famosa marcenaria que seu bisavô tinha em Santos, nos anos 1910, de onde saíram peças presentes ainda hoje na Pinacoteca do Estado de São Paulo e na Bolsa Oficial de Café, em Santos.

Casa-Costillas-41
A Casa Costillas, no bairro de Cambuci, inclui um espaço expositivo e oficina.
Casa-Costillas-5
Danilo desenvolve suas peças artesanalmente, caso da linha de luminárias Bola.
Casa-Costillas-31
Destaque para o acabamento das cúpulas de madeira com latão.
Casa-Costillas-45
Bem equipada, a oficina revela o gosto do designer por técnicas de marcenaria artesanal.
Casa-Costillas-14
Danilo desenvolve todas as etapas de criação das peças, do traço do desenho até os acabamentos finais.

Atualmente, o designer passa 80% de seu tempo na oficina no Cambuci, em São Paulo. No espaço, ele montou uma marcenaria completa, com ferramentas, equipamentos e depósito para armazenar a matéria-prima necessária para dar vida as suas criações. “Os melhores dias são aqueles que eu entro de manhã na oficina e só saio à noite”, revela. Os objetos são totalmente desenvolvidos por Danilo em um processo artesanal que consiste na transformação de madeiras de demolição e reuso em itens conceituais e contemporâneos.

34795004_450913811986857_6502130596909678592_n
A partir de um lote de madeiras de reuso selecionadas foi desenvolvido o Banco Girassol.
4703-banco-girassol-casa-costillas-2-1200
A peça foi elaborada visando o máximo aproveitamento da madeira, buscando um desenho original e com identidade brasileira.
Casa-Costillas-28
As luminárias, presas ao banco, são de latão polido com o copo de luz de madeira imbuia.

Cada projeto nasce a partir da matéria-prima. O processo é minucioso: ele analisa a madeira bruta que tem em mãos, limpa as partes danificadas de modo que sobre apenas o material nobre e, então, começa as experimentações, intervindo o mínimo possível no elemento natural. “Em geral, eu só consigo saber o que vai surgir depois que finalizo. Até faço croqui e estudos iniciais, mas a peça vai ganhando novos contornos conforme executo”, revela Danilo. “Cada móvel é um desafio. Tem uma mesa que estou há dois anos tentando resolver”.

2222-luminaria-bola-altacoluna-casa-costillas-1-1200
Versão de chão da Luminária Bola

Casa-Costillas-30

Por conta disso, o mobiliário assinado por Danilo foge bastante do perfil comercial e assume um caráter de peças colecionáveis. As peças são únicas ou em série limitada, e uma nunca é igual a outra. “Os móveis muitas vezes causam estranhamento, pois não são óbvios, e isso faz parte do meu trabalho”, diz ele. Há mais de um ano na Boobam, ele considera a plataforma bastante importante para ajudá-lo nas vendas e na divulgação. “Ter a minha loja no site faz com que a marca seja uma referência. Todos os produtos oferecidos pela Boobam são valorizados como itens de design e arte”, completa.

40b9c740fc918d1076fd47c5496e52ac
Compondo uma linha de peças únicas, a cadeira foi produzida a partir de uma antiga prancha de mogno, que aguardou uso por muitos anos.

2276-cadeira-01-casa-costillas-6-1200

O protagonismo dado à matéria-prima faz com que o material seja de extrema importância para as criações de Danilo. Isso faz com que ele viva uma verdadeira caçada em busca de madeiras nobres e diversas por todos os cantos por onde vai. “Meus amigos e familiares sempre me avisam de construções em demolição e eu já me acostumei a andar pelas ruas procurando materiais. Há até pedreiros que me ligam quando conseguem algo especial de sobra de obras”, conta.

2161-luminaria-grampo-casa-costillas-5-1200
A Luminária de mesa Grampo remete ao ambiente de oficina.
Casa-Costillas-36
Seu modo de fixação foi inspirado nos grampos de marcenaria.
2161-luminaria-grampo-casa-costillas-3-1200
Seu copo de luz é articulado com inclinação de 90º e giro de 360º.

Atualmente, o acúmulo de madeira é tanto que a marcenaria no Cambuci não é suficiente para armazenar. Danilo guarda boa parte da matéria-prima em um sítio no interior de São Paulo, para onde vai frequentemente para pinçar algo especial. Do depósito – ou melhor, do tesouro – de Danilo já saíram luminárias, mesas, aparadores, cadeiras, bancos e muitos outros móveis conceituais. “Vivo uma constante busca por soluções construtivas capazes de transformar minhas ideias em objetos criativos e funcionais, por meio dos quais chamo a atenção para o consumo consciente e racional”, finaliza ele.

Casa-Costillas-27
A banqueta Severino tem seu encosto formado por um conjunto de torneados, fixados no assento por meio de roscas de madeira.

Casa-Costillas-43

Casa-Costillas-38
O conjunto de torneados do encosto, além de fixados, são também colados, oferecendo um pequeno movimento que abraça as costas.

 

Visite a loja Casa Costillas na Boobam:

Screen Shot 2018-08-03 at 08.15.16

Jornalista convidada: Flora Monteiro
Matéria exclusiva para o Blog Boobam
Fotos: Eduardo Magalhães

 

 

Flora Monteiro
Posted by:Flora Monteiro

5 replies on “Casa Costillas: Esculpe móveis enaltecendo a beleza natural da madeira

Deixe uma resposta