Em 1951 foi inaugurado em Belo Horizonte um dos mais ousados conjuntos arquitetônicos de seu tempo: o Condomínio JK – símbolo do projeto de desenvolvimento do Brasil, sonhado pelo então futuro presidente, Juscelino Kubitschek. O complexo projetado por Oscar Niemeyer – além de possuir inúmeros apartamentos – receberia lojas comerciais dos mais variados produtos e serviços, um museu de arte moderna, hotel, restaurante e até repartições públicas. O plano original nunca se concretizou plenamente e desde então a edificação passou por diversas fases (de auge e declínio), e recentemente tem atraído bons olhares, pois vem sendo aos poucos resgatado e revitalizado.

boobam-pepalito_studio-tertulia_0098
A restauração do painel curvo de azulejos tornou possível a reocupação do espaço projetado para ser a Boate, que se tornou um espaço expositivo renomeado “Pé Palito-Nave”. Para este restauro, contaram com a ajuda preciosa de Alexandre Mancini.
boobam-pepalito_studio-tertulia_0044
“A primeira missão era encontrar um azulejo base que se encaixasse perfeitamente no espaço ocupado pelo original, fabricado pelas Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo. A solução veio com um azulejo chinês que contemplava dimensões praticamente idênticas aos originais, inclusive de espessura”, conta Alexandre Mancini.
boobam-pepalito_studio-tertulia_0008
“Os painéis restaurados se tornam um dos segredos belo-horizontinos revelados ao público com maestria por seus novos e encantadores moradores”, diz Alexandre Mancini.

Ocupando o espaço onde já existiu uma pequena confecção de jeans e um escritório de contabilidade que ficou fechado por mais de uma década – a Pé Palito Vintage acaba de se tornar seu mais recente ocupante, sob a direção de Claudia Dodd e Lúcio Lourenzo. A loja que existia em outro endereço desde 2010, foi de encontro a um dos muitos espaços desconhecidos do prédio. Como se não bastasse todo o cuidado com a curadoria do acervo, o projeto do novo espaço foi assinado pela dupla Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, da Play Arquitetura. Um casamento perfeito entre projeto original, forma de ocupação e projeto atual. Aqui o diálogo entre o moderno e o contemporâneo é de grande harmonia.

boobam-pepalito_studio-tertulia_0048trd

boobam-pepalito_studio-tertulia_0011

boobam-pepalito_studio-tertulia_0025
Para concretizar esse projeto e orquestrar as sobreposições temporais Modernas e Contemporâneas que envolvem o espaço e o mobiliário a ser exposto, a Pé Palito Vintage convidou Play Arquitetura para redesignar a proposição quase-utópica de Jk-Niemeyer.

boobam-pepalito_studio-tertulia_0095

Fundada em 2010, a Pé Palito Vintage garimpa e restaura peças de Design Anônimos e Assinados, e Design-Arte Colecionável Originais do Séc.XX.

boobam-pepalito_studio-tertulia_0021

boobam-pepalito_studio-tertulia_0093

boobam-pepalito_studio-tertulia_0030

boobam-pepalito_studio-tertulia_0130

“Escolhemos esse espaço no Edifício JK (símbolo do Brasil desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, anos 50) para ser nosso novo campo de experimentação, criação e ativação de práticas curatoriais no contexto da arquitetura Modernista de Oscar Niemeyer”, conta Claudia Dodd, ao lado do sócio Lúcio Lourenzo.

IMG_6251
Para esse novo momento, a Pé Palito convidou um dos mais importantes escritórios de Design Contemporâneo da atualidade, a Alva Design. Sua produção aprofunda-se na criação e pesquisa de materiais e formas que dialogam de forma única e especial com as matérias e raízes mais profundas de nossa cultura (o Barroco Mineiro, a arte Concreta, os primórdios da arquitetura Modernista do Brasil que é a Pampulha).
boobam-pepalito_studio-tertulia_0075
Coleção Vasos Amorfos, Alva Design

Com entrada discreta ao lado da portaria principal do Edifício, já nos primeiros passos dentro da loja nosso olhar é surpreendido por um amplo salão. Ressaltando muitas características do projeto original, os arquitetos inseriram de forma elegante elementos de iluminação, algumas novas paredes, além de transformarem em fundo infinito uma das colunas que já existiam no espaço. Tudo convivendo em perfeito equilíbrio com as curvas de Niemeyer.

boobam-pepalito_studio-tertulia_0037

boobam-pepalito_studio-tertulia_0059

boobam-pepalito_studio-tertulia_0017

boobam-pepalito_studio-tertulia_0016

boobam-pepalito_studio-tertulia_0066

boobam-pepalito_studio-tertulia_0003
O tratamento delicado, poético e impermanente dado a esse elemento especial também abriga um gesto pragmático: a coluna criada por Play arquitetura deverá ser usada como “Fundo Infinito” para produção de fotografias de peças de mobiliário do acervo, tal como faríamos se estivéssemos em Estúdio.

As peças garimpadas e restauradas que integram o acervo da loja são de nomes como Lina Bo Bardi, Geraldo de Barros, Jorge Zalszupin, Joaquim Tenreiro, Percival Lafer, Sérgio Rodrigues, Zanine Caldas, entre tantos outros que dividem espaço com objetos e móveis de época, às vezes de autores desconhecidos, mas curados de forma muito criteriosa.

boobam-pepalito_studio-tertulia_0065

“A relevância dessa proposição é simplesmente espelho do nosso próprio trabalho cotidiano. Ela se estende desde a aquisição e escolha das peças de mobiliário original de época que farão parte do acervo, seu respectivo processo de revitalização em nossa oficina de restauros, e a sua produção artística (presentes na veiculação de imagens) para que seu alcance extrapole os muros de nossa cidade em direção ao mundo”, conta Lúcio Lourenzo.

boobam-pepalito_studio-tertulia_0020

boobam-pepalito_studio-tertulia_0015

boobam-pepalito_studio-tertulia_0023

Um canto especial é ocupado pelos produtos desenvolvidos pela Alva Design, escritório de Marcelo com sua irmã Susana Bastos. Em um layout contemporâneo, apresenta com destaque a produção da dupla, que interage de forma natural com o contexto vintage da loja. Um dos trabalhos desenvolvidos por eles atualmente, utiliza a pedra-sabão tão característica de Minas Gerais. Com formas e proporções inusitadas transformam nosso olhar em relação a uma matéria-prima tão conhecida e a ressignificam.

IMG_6110

“Uma verdadeira intervenção, que para além de sua formalidade, é um gesto útil, delicado e muito emocionante”, Susana Bastos.

Em uma atmosfera que mescla vintage e contemporâneo, arquitetura e design, o novo espaço é parada obrigatória para moradores de BH e visitantes. Passar algumas horas por ali não é nada difícil, Lúcio e Cláudia tem muitas histórias e curiosidades para contar.

boobam-pepalito_studio-tertulia_0114

boobam-pepalito_studio-tertulia_0107

O “soft opening” acontece esta semana para convidados, em comemoração aos 7 anos de existência da Pé Palito. Em breve uma loja-capsúla com relíquias da Pé Palito Vintage estarão online na Boobam.


Pé Palito Vintage
TER a SEX de 13 às 19h
SÁB 10 às 15h
Visita com horário marcado pelo e-mail: contato@pepalito.com.br

Visite a loja da Alva Design na Boobam

Matéria exclusiva para o Blog Boobam
Fotos e texto: Studio Tertúlia, Anna Lara e Amanda Mendonça
Agradecimentos: Pé Palito Vintage e Alva Design

Posted by:Boobam

One thought on “Novo espaço da Pé Palito Vintage: Edifício JK, arquitetura Modernista de Oscar Niemeyer.

  1. Sensacional! Não poderiam ter escolhido lugar melhor em BH para instalar este verdadeiro acervo. Parabéns Cláudia e Lúcio por este lugar que vai se tornar um ponto de visitação no roteiro da nossa capital.

Deixe uma resposta