Sob o conceito chão de fábrica, o arquiteto Felipe Protti criou a Prototyp&, estúdio de design com oficina e showroom, onde são desenvolvidos projetos e peças que convergem arquitetura, cenografia, produto e design.
Se tem um lugar que está roubando a cena em São Paulo – e protagonizando posts e stories em perfis de Instagram alheios – é o restaurante Vista. Localizado na cobiçada cobertura do MAC-USP, prédio criado na década de 50 por Oscar Niemeyer com vista para o Parque do Ibirapuera, o endereço tem a assinatura de Felipe Protti, da arquitetura aos interiores e o mobiliário.




Os móveis desenvolvidos especialmente para o restaurante levam o selo da Prototyp&, assim como tudo criado por Felipe. Inaugurada em 2014, a empresa funciona em um espaço na Vila Madalena, que reúne, em um showroom de portas abertas, o escritório de projetos de arquitetura, cenografia e interiores, e a oficina de design onde Felipe desenha e executa o mobiliário ao lado da equipe.
“A Prototype tem uma logística de fábrica, terceirizamos as peças de marcenaria, serralheria e acessórios. Depois trazemos tudo para cá, montamos, embalamos e entregamos. Controlo todo o processo, garantindo a qualidade e a agilidade de produção”, explica ele. “Assim consigo trabalhar com mobiliário de alto padrão com um preço mais competitivo”, completa.


Durante a faculdade de arquitetura, Felipe trabalhou com cenografia de cinema e de filmes publicitários, o que lhe deu expertise com pesquisa e desenvolvimento de projetos. “Eu adaptei a noção de cenografia para bares, lojas, restaurantes e residências. Sempre procurei desenhar o projeto como um todo, do papel de parede ao sofá, a cadeira e a mesa. A cenografia me trouxe essa agilidade, mas me fez perceber que eu não gosto do caráter efêmero das criações. Então fui para a arquitetura e o design”, diz.

A essência da Prototype segue essa ideia: móveis para durar, que exploram a pureza, a qualidade e a resistência dos materiais por meio de um trabalho minucioso de ajustes e reajustes de protótipos. “Aqui na oficina o protótipo nunca para de evoluir. Vou mexendo nele até ficar redondinho, e todo mês começo a trabalhar em um novo”, conta Felipe.


Com loja recém-inaugurada na Boobam, o arquiteto é cauteloso em cada novo passo dado pelo seu negócio. “Decidi entrar na plataforma neste momento porque agora estou com a produção e equipe organizada para atender um maior volume de pedidos com o mesmo padrão de qualidade”. Entre outros móveis, a loja reúne três peças icônicas desenhadas por Felipe. Uma delas é o sofá Stripes, com estrutura de aço carbono, assento de couro ou lona, encosto de tricot feito à mão e mesa lateral de madeira ou mármore. Está ali também o banco Sittable, de madeira maciça com articulações abre e fecha, que, como o nome sugere, funciona de assento ou mesa. “Ele nasceu para um projeto de arquitetura em 2012. Fiz o desenho em uma placa de gesso na obra e já executei. É um móvel especial”.


Quem entrar na loja da marca na Boobam vai encontrar ainda a clássica poltrona Boomerang, de aço carbono cortado à laser, com encosto e assento de couro natural. “Desenvolvi em 2006 para uma loja, mas na época o corte a laser era muito caro e ela ficou inviável. Em 2014 a tecnologia se tornou mais acessível e eu consegui colocá-la em linha”, lembra.

Admirador do tradicionalismo dos grandes nomes e escolas da arquitetura e do design – do brasileiro Niemeyer ao francês Jean Prouvé, da escola alemã Bauhaus ao contraditório movimento Memphis –, Felipe acredita que o design precisa ter ergonomia, função e ser sustentável. “Busco bases e referências tradicionais e as interpreto à minha maneira, do meu ponto de vista. Trabalho o tradicionalismo com um toque de excentricidade para dar um caráter atual”, diz ele, sem perder de vista um aspecto fundamental: “O design é feito para solucionar problemas e achar pontos de equilíbrio”.
Visite a loja Prototyp& na Boobam:
Jornalista convidada: Flora Monteiro
Matéria exclusiva para o Blog Boobam
Fotos loja Prototyp&: Eduardo Magalhães
Fotos Restaurante Vista: Archdaily | Mariana Orsi