A conexão criativa entre Antonia Almeida e Fabio Esteves foi instantânea. Os dois se tornaram amigos durante o curso de Desenho Industrial na FAAP e, na época, faziam 99,9% dos trabalhos de faculdade juntos. “Somos praticamente irmãos e fazia total sentido estendermos essa parceria para fora da faculdade”, diz Antonia.

Eduardo-Magalhães-72

Em 2011, a dupla decidiu concretizar uma ideia antiga: inaugurar um estúdio criativo de design em São Paulo. Quebraram a cabeça até elegerem um nome digno de traduzir a essência inventiva do escritório. “Nós dois nascemos em 1988 e decidimos batizar o estúdio de 80e8 para que a grafia não ficasse óbvia”, explica a designer.

Hoje, a 80e8 é mais do que um estúdio de design, é um verdadeiro laboratório de ideias. Das pranchetas da dupla nascem criações singulares originadas a partir de um processo criativo bastante focado na matéria-prima. Antonia explica que “Depois da escolha da matéria-prima, decidimos como a peça será feita. Nosso desafio é justamente conhecer as possibilidades que um material nos oferece”.

Eduardo-Magalhães-88

E o duo gosta de pensar que todos os materiais são nobres. Sem exceção. No começo, eles usavam matérias-primas mais triviais, como madeira e metal. Hoje, expandiram o espectro e apostam em resina, concreto, gesso, silicone, cortiça, cera, plástico, alumínio fundido e até palitos de dente.

Toda essa dinâmica de criação acontece na nova oficina da 80e8, um espaço multifuncional localizado no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo. O interior da casa é integrado por um mix de ateliê, escritório e showroom, que oferece atendimento com hora marcada.

Eduardo-Magalhães-87

É nesse templo criativo que Antonia e Fabio desenvolvem as peças da 80e8. As ideias fluem de forma natural e, nas palavras da própria designer, eles “não seguem regras”. Muito pelo contrário: os dois subvertem as normas e senso comum em prol da experimentação.

Eduardo-Magalhães-84

Depois de terem a ideia inicial, Antonia e Fabio transformam esse conceito em rascunhos, desenhos e até em 3Ds no computador para conseguirem visualizar como será o produto final. Dependendo da peça e do material, é a própria dupla quem faz o produto à mão na oficina. Caso contrário, pedem as peças para os fornecedores e finalizam a montagem no ateliê.

Em comum, os designers dividem o gosto por desenhos limpos, contemporâneos e o foco nos processos produtivos. “Gostamos de entender como as coisas são feitas e de pesquisar para criar novas formas de fabricação”, explica Antonia.

Eduardo-Magalhães-89

Hoje, eles trabalham de três formas distintas: com a criação de peças únicas (como a série Palitos), edições limitadas (como a “E se o fundo do mar fosse prateado”) e peças de linha (como Medusa, Banco Sputnik e acoleção MOV).

Muitas das peças únicas e novidades que compõe o acervo do estúdio estão com venda online exclusiva na Boobam. E Antonia explica o motivo da 80e8 ter expandido a experiência de venda para uma plataforma como a nossa:

“Acreditamos na democratização do design e as lojas online são fundamentais nesse processo. Além disso, a Boobam é uma plataforma bacana, pois reúne uma série de talentos criativos que desejam comercializar suas peças”.


Dentre os produtos da 80e8 com venda exclusiva na loja na Boobam, há algumas criações dignas de destaque:

Eduardo-Magalhães-78
vaso | coleção e se o fundo do mar fosse prateado

É o caso da série “E se o fundo do mar fosse prateado”, composta por peças únicas, numeradas e limitadas. São 5 bancos, 3 mesas e um conjunto de vasos. “Quando estávamos fazendo a fundição, descobrimos que o isopor funcionava muito bem como molde e deixava esse aspecto de fundo do mar nas peças.”

E todas são feitas 100% em alumínio, sendo que 70% desse material é proveniente de latinhas recicladas. Toda produção aconteceu dentro da oficina do estúdio, onde eles construíram uma fundição para derreter até 8 kg de metal.

Na loja da Boobam há também peças icônicas da 80e8, como as luminárias de teto e de parede da linha Medusa. A criação é feita com tubos flexíveis de latão/aço, que se assemelham a fios de cabelo maleáveis. Detalhe: nenhuma luminária fica igual à outra, já que cada pessoa pode “penteá-la” como quiser.

Eduardo-Magalhães-1
Luminária medusa (parede)
Eduardo-Magalhães-2
Composta por tubos flexíveis de latão/aço, chamados de “cabelos”

Eduardo-Magalhães-13

Já a poltrona e o banco MOV têm um design nada ordinário que permite a interação sensorial do usuário com a peça. Com um sistema mecânico de molas, o assento se adapta aos movimentos do corpo humano.

Eduardo-Magalhães-35
Poltrona + Banco Mov
Eduardo-Magalhães-31
Com um sistema mecânico com molas, o banco foge do comum, especialmente projetado para intensificar as relações entre homem e objeto.

Eduardo-Magalhães-30

Eduardo-Magalhães-34
Feito em madeira Cumaru, aço, alumínio, latão e nylon

Uma das criações preferidas da dupla também com venda exclusiva na Boobam é a cadeira da Série Palitos. A peça é produzida a partir com aproximadamente 4500 palitos de dente e resina epóxi posicionados 1 a 1, disposição que cria uma estrutura rígida capaz de sustentar o peso de uma pessoa.

Eduardo-Magalhães-17
Cadeira Palitos

Eduardo-Magalhães-23

Produtos que despertam reações sensoriais também têm vez no portfólio do estúdio. Um bom exemplo são os ganchos da coleção Açucarados, feitos à mão a partir de uma resina colorida que se assemelha a um doce. Disponíveis na Boobam agora em novos tamanhos, eles são feitos um a um e, por isso, nunca ficam exatamente iguais uns aos outros.

Eduardo-Magalhães-40
Disponíveis em 2 tamanhos (6 cm e 8,5 cm de diâmetro) e 5 cores (azul, vermelho, preto, verde e roxo). O parafuso e o disco com o logo são em inox.

Outra peça que revela a criatividade da dupla é a Luminária Colher, concebida a partir da pergunta: “Quem nunca brincou de catapulta na mesa do jantar com uma colher?”. Um design que resgata brincadeiras afetivas e ganha ares contemporâneos graças ao banho em cobre.

Eduardo-Magalhães-25

Eduardo-Magalhães-26

Por fim há os Bancos Sputnik, feitos de madeira jequitibá e aço com pintura eletrostática. Disponíveis em seis cores, eles se destacam pelo design aerodinâmico e pernas telescópicas inspiradas na corrida espacial e na influência da ciência no design da época.

Eduardo-Magalhães-14

Visite a loja 80e8 na Boobam

Screen Shot 2018-07-11 at 17.22.22

Screen Shot 2018-07-11 at 17.22.05


Jornalista convidada: Isabela Giugno
Matéria exclusiva para o Blog Boobam
Fotos: Eduardo Magalhães e Luiza Florenzano

Posted by:belagiugno

Deixe uma resposta