Você já deve ter ouvido falar em “Upcycling”. O conceito, também conhecido como “reutilização criativa”, está cada vez mais presente nas rodas de conversas sobre economia circular e sustentabilidade. A proposta? Promover, de maneira inventiva, o reuso de peças previamente descartadas para transformar nossa maneira de consumir. E a ideia da marca Ignis Industrial, fundada em 2015, é justamente essa: converter itens inusitados em peças autorais para a casa, como objetos, luminárias e móveis.

2017-04-13-PHOTO-00000114

Com um showroom no coração de Pinheiros, em São Paulo, e uma fábrica em Curitiba, a Ignis Industrial fabrica peças únicas e totalmente autorais que estão à venda com exclusividade no site da Boobam e entrega em todo o Brasil.

“Referência em design autoral brasileiro, a Boobam se tornou uma plataforma com grande visibilidade e confiabilidade” conta João Livoti, diretor criativo da Ignis Industrial.

SOHO_02.jpg
Bancada industrial alta, inspirada nas antigas mesas de refeitório no inicio do século. Com 4 bancos pivotantes em ferro fundido, revestidos em lona encerada e couro envelhecido.
SOHO_01
Ideal para cozinhas gourmet, cafeterias, bares, etc. Esta peça pode ser produzida em outras alturas, medidas, número de assentos e revestimentos.
SOHO_03
Tampo em ripas de ipê maciço e base em metal – deve ser fixada no chão.

Nada engessado, o processo criativo da equipe da Ignis Industrial acontece de maneira bastante intuitiva e natural. As peças que dão origem aos móveis da Ignis são selecionadas a dedo pela equipe criativa, responsável por garimpar os achados durante as viagens pelo Brasil e pelo mundo. “Os objetos são encontrados nos lugares mais inusitados, e isso favorece a criação de peças únicas e exclusivas”, comenta o diretor criativo.

MERMAID_03
Mermaid – mesa lateral com base em ferro fundido e dois tampos: um em madeira e um em metal. Peça única.

Ao passo em que as peças são encontradas, as ideias de como convertê-las em móveis surgem organicamente. “Nossas criações são desenvolvidas de maneira natural, sem muito planejamento. Tudo começa com o garimpo das peças e, em seguida, fazemos o upcycle delas. Assim os objetos ganham novas funções e formas”, afirma João. “São trabalhadas uma a uma, de forma artesanal”, completa.

BIG_TRIPOD_01
Big Tripod – Luminária de chão com base de tripé grande de Carvalho, usado em medição de estradas. Cúpula em metal com cabeça articulada. Acompanha lâmpada de LED bivolt. Peça única.

BIG_TRIPOD_04

Durante esse processo, que une conceitos de reuso a acabamentos de alto padrão, são aproveitadas peças como chapas de metal, pedaços de carros antigos e armários industriais. Nada é inútil. Um farol fabricado em Paris na década de 1910, por exemplo, pode ser transformado em uma luminária. Uma antiga polia de madeira inutilizada pode virar uma mesa de centro, e um arquivo metálico pode ser convertido em um criado mudo.

MIELE_04
Clássico livreiro Miele em madeira agora na versão Upcycle. Com pés em metal, grades, nichos e gavetas. Peça única com desenho da Ignis Industrial.

E, de acordo com João, o objetivo dessa dinâmica criativa é claro: redescobrir o passo. Não à toa, o mote da marca é “O passado como matéria prima para o presente”.

4525-mask-ignis-industrial-1-original
Mask – Luminária de mesa articulada fabricada na década de 1930, base em ferro fundido, cúpula com grade em alumínio. Fabricada nos Estados Unidos, funciona com lâmpadas 110V ou 220V. Peça única.

“Quando encontramos uma peça interessante, buscamos saber o máximo sobre ela por meio de pesquisas em catálogos e fotos. Gostamos de entender como ela era quando nova e quem a fabricou. Depois a transformamos em um produto único, autêntico”, explica. Mas todas as criações da Ignis, apesar de extremamente singulares, possuem algo em comum: a alma industrial da marca, que conjuga, no mesmo tempo verbal, o passado, o presente e o futuro.

BLUE_MOON_02.jpg
Blue Moon – Criado mudo da década de 1970, restaurado, em metal. Tampo e gaveta em madeira. Duas peças disponíveis, vendidas separadamente.

BLUE_MOON_01.jpg

Visite a loja Ignis Industrial na Boobam:

Screen Shot 2018-07-12 at 17.29.08

Screen Shot 2018-07-12 at 17.29.22.png


Jornalista convidada: Isabela Giugno
Matéria exclusiva para o Blog Boobam
Fotos: Ignis Industrial

Posted by:belagiugno

Deixe uma resposta