Uma ode à essência do design brasileiro é o mote por trás da Pé Palito Vintage. Nos moldes de um antiquário modernista com ares de galeria de design, o espaço de Claudia Dodd e Lúcio Lourenzo encontrou nos domínios do Edifício JK, em Belo Horizonte, o cenário perfeito para apresentar o garimpo sofisticado, aqui em seu habitat natural, que viaja pelas décadas de ouro do país. Construída por Oscar Niemeyer, em 1952, durante o período em que Juscelino Kubitschek era governador do estado mineiro, a obra representa o trunfo político da arquitetura multifuncional da época, onde funcionavam áreas de lazer, comércio e residência em pleno trânsito e diálogo entre as pessoas e a cidade.
Convidamos você a um passeio por esse espaço singular, numa viagem pelo que há de melhor no design e na arquitetura. 👇🏼


No menu de belezas naturais da Pé Palito, um desfile de clássicos atemporais de grandes
criadores nacionais, além dos orgulhosamente naturalizados brasileiros, como Sergio Rodrigues, Lina Bo Bardi, Geraldo de Barros e Jorge Zalszupin. A licença poética fica a cargo das peças cheias de personalidade, porém de autoria desconhecida, resultado de uma época no país em que o exercício da criação galopava a todo vapor, nem sempre fiel aos registros de assinatura dos tempos atuais.


A nobreza dos materiais que serviam de suporte para a casa brasileira ganha status de obra de arte. Estamos frente a um orquestrado de móveis importantes que fazem jus à riqueza da mata atlântica, como as madeiras de jacarandá, caviúna e imbuia, além de detalhes esculpidos em latão e couro natural. A passagem do tempo, aqui conservada por meio de peças como buffet, cadeira, banco e luminária, é manipulada com o respeito que cabe ao nosso passado, forte referência da cultura destes trópicos, hoje e sempre.


Direção criativa e texto: Ricardo Gaioso @gaioso
Vídeo e edição – Daniel Zanardi
Visite a loja Pé Palito Vintage no site da Boobam