Explorar a leveza tanto na estética como na comunicação entre as peças foi o ponto de partida para o designer paulista Marcelo Caruso desenvolver a coleção Linha com exclusividade para a Boobam.

maltchique_boobam_10081-(1)

 

IMG_4925---1
O designer da Coleção Linha, Marcelo Caruso
MC_0025_1-(1)---1
Banqueta Linha e Cadeira Linha
MC_0008-(1)---1
Poltrona Linha

Composta por cadeira, poltrona, banqueta, banco e banquinho, as peças da coleção possuem em comum os pés arqueados, que dão a sensação de flutuar, ao mesmo tempo que conferem um visual leve e delicado.

A série feita em tubo e chapa de aço tem acabamento com pintura eletrostática nas cores azul claro, verde, chumbo, branco e marrom.

MC_0010-(1)---1
Detalhe do braço da Poltrona Linha
MC_0005---1
Detalhe do assento da Banqueta Linha
MC_0019-(1)---1
Banco Linha

“No metal encontrei o desafio de fazer um desenho leve para um material pesado. Tirei proveito das suas qualidades, porque mesmo sendo rígido, ele permite diversos tipos de dobras e curvas. E mesmo sendo super resistente, pode ser trabalhado em espessuras mínimas”, explica Caruso.

MC_0012-(1)---1

MC_0021
Banquinho Linha

E assim nasceu a Coleção Linha, que você só encontra na Boobam! Confira a seguir uma pequena entrevista concedida pelo designer com mais detalhes sobre a coleção.

Boobam: Qual foi a inspiração para fazer a Coleção Linha?
Marcelo Caruso: A coleção Linha teve início no estudo do aço como matéria prima, e o resultado final tem mais conexão com as possibilidades que o material apresenta do que com um conceito externo. Por ser um material extremamente resistente, encontrei nele a possibilidade de minimizar meu desenho ao máximo, e me deparei com o desafio de criar um desenho leve para um material pesado. Assim, adotei para a coleção o uso de linhas contínuas e superfícies finas e curvadas, conseguindo um projeto com pouco volume de material mas com muita resistência.

As peças da coleção conversam entre si. Qual é o fio condutor?
O elemento condutor da coleção é o formato dos pés. As três linhas arqueadas em formato de “H” marcam a identidade da coleção, e o restante do desenho de cada peça é uma adaptação ergonômica ao propósito de cada uma delas. De todas as peças da coleção, talvez a poltrona Linha seja a que tenha a personalidade mais distinta, e mais divertida. Mantendo a mesma linguagem do restante das peças, a poltrona se destaca pelos braços em formato de asa, um elemento de fluidez visual e uma solução ergonômica para o apoio confortável dos braços.

MC_0024-(1)---1

Qual foi o desafio para desenhar uma coleção para a Boobam?
Antes mesmo de iniciar o projeto da coleção Linha com a Boobam, nós havíamos conversado sobre uma série de desenhos que eu já tinha prontos. Dentre eles, o módulo dos pés da coleção Linha era uma ideia que eu gostaria de desenvolver, e a parceria com a Boobam foi a ocasião perfeita. Os desenhos finalizados foram aprovados cedo no processo, e logo encontramos o fabricante parceiro que produziria as peças. O maior desafio foi o de criar um produto que pudesse atingir tanto o cliente final, diretamente, quanto vendas corporativas. Este trabalho exigiu um olhar sobre o mercado e sobre o perfil do cliente que me fez ampliar minha visão do desenho da peça e pensar em como otimizar a relação entre criação, produção e comercialização das peças.

A madeira é a matéria prima primordial no seu trabalho, mas para a coleção Linha elegeu o aço. Como se deu a escolha?
A madeira é o material que mais estou familiarizado hoje, mas eu sempre tive interesse em diversos outros materiais, e o aço era um deles. Porém, a dificuldade de se conseguir uma parceria com um bom fabricante, sendo um designer independente, em início de carreira, é grande. Então a parceria com a Boobam surgiu como a ocasião perfeita para eu sair da minha zona de conforto e explorar um material novo, que me apresentava desafios criativos novos e a possibilidade de alcançar um público novo.


Visite a loja Marcelo Caruso na Boobam!

Captura de Tela 2019-05-29 às 16.15.55Captura de Tela 2019-05-29 às 16.16.23

Avatar
Publicado por:Boobam

Deixe uma resposta