Os designers Richard Nascimento e Kati Takahashi unem técnica apurada e diretrizes artísticas nas peças que criam e produzem em processo artesanal, buscando sempre o equilíbrio entre formas e materiais.

Eduardo-Magalhães-84

Richard Nascimento e Kati, formados em desenho industrial, conheceram-se já exercendo a profissão, no Estudio Campana. Após alguns trabalhos em parceria, perceberam afinidades e decidiram criar o Estúdio Rika, cujo princípio elementar é criar e produzir juntos as peças, do começo ao fim, na própria oficina. A produção quase sem máquinas potentes, como CNC, dá caráter exclusivo e único ao trabalho que privilegia os mandamentos da marcenaria e da serralheria artesanais.

Minucioso e com muitas habilidades manuais, Kati demonstra grande paixão pela precisão. Além do estúdio, ele toca uma outra empresa de maquetes. Já Richard complementa as habilidades do parceiro com seu conhecimento de 3D e a grande vontade de concretizar projetos, do papel para o real, nos quais a estética, a ergonomia e a qualidade de materiais são sempre levadas em conta. Visitamos a oficina dos designers para um ensaio fotográfico e selecionamos algumas peças, aclamadas no mercado e à venda na Boobam.

Eduardo-Magalhães-1-2
Coleção Ruptura: inspirada em técnicas da marcenaria, nas quais uma série de cortes paramétricos são feitos numa peça única de madeira. Com esse processo é possível obter uma maleabilidade da madeira e ao mesmo tempo manter suas características físicas.
Eduardo-Magalhães-2
A poltrona é composta por uma estrutura de barras redonda de aço carbono com pintura automotiva enrugada marrom (pintura semelhante ao corten). O assento é formado por uma única chapa de compensado naval prensada com resina e fibra de vidro, fixo na estrutura apenas por corda náutica, eliminando a presença de cola e parafuso.

Eduardo-Magalhães-5

Eduardo-Magalhães-10.jpg
A cadeira é composta por uma estrutura de tubos de aço carbono com pintura automotiva PU, assento e encosto formado por uma única chapa de freijó maciço fixada na estrutura apenas por corda náutica, sem uso de cola e parafuso.
Eduardo-Magalhães-92
Cadeira de balanço feita a partir de uma chapa única de compensado naval revestido com madeira timborana. Estrutura metálica em tubos de barras com pintura automotiva.

Eduardo-Magalhães-95

Eduardo-Magalhães-65
Estante feita com compensado naval revestido com madeira timborana e acabamento em verniz P.U. Estrutura em tubo de aço com pintura automotiva. Portas centrais com dobradiça com amortecedor.

Eduardo-Magalhães-74

Eduardo-Magalhães-48
Esta luminária é composta por uma estrutura de tubo de aço carbono com pintura automotiva enrugada marrom (pintura semelhante ao corten). Sua cúpula é formada por duas formicas resinadas.

Eduardo-Magalhães-54

Além da recente coleção, selecionamos outros produtos com impecável trabalho manual:

Eduardo-Magalhães-58
Luminária Pluma: pés de madeira e cúpula de metal, tramado com plumas.

Eduardo-Magalhães-62

Eduardo-Magalhães-30
A coleção String é feita com cumaru e tramada manualmente com sisal e rami. Pés de aço inox.

Eduardo-Magalhães-31

Eduardo-Magalhães-24

Destacamos também duas peças que trazem o pensamento técnico à ergonomia:

Eduardo-Magalhães-39
Coleção Triam: o desenho da poltrona foi baseado em sistemas estruturais formados por triangulação. O pé é uma estrutura única que apoia o corpo do sofá apenas pelo peso.

poltrona-triarm-dupla

Eduardo-Magalhães-16
As cadeiras Grelha são feitas com barra de aço e chapa perfurada. Disponíveis em diversas cores, destaque para a de pintura especial automotiva camaleão azul-verde e cobre.

cadeira-grelha-estudio-rika

Confira a loja do Estúdio Rika, com mais de 20 produtos disponíveis na Boobam.

Fotos: Eduardo Magalhães

Posted by:Regina Galvão

Deixe uma resposta