O estúdio T44 é idealizado pelos irmãos Patrick e Dennys Tormen e tem sede em Balneário Camboriú, SC. O estilo deles combina processos industriais e artesanais. Leia a entrevista completa para conhecer melhor esses jovens empreendedores e designers:


t44-dennys-_-patrick-img_8004

Como é a dinâmica de criação como dupla? E irmãos?
Normalmente os projetos surgem de necessidades que identificamos no cotidiano das pessoas. Dentro do nosso processo de design, buscamos desenvolver produtos que atendam a estas demandas diversas. Este processo é bem orgânico e as etapas de projeto não são bem definidas. Um produto surge de incontáveis conexões que fazemos, envolvendo reflexões sobre comportamento, testes práticos com materiais e todo tipo de conhecimentos que somamos no caminho. Desenvolvemos diversos protótipos e modelos 3D. Buscamos escolher os produtos que se sobressaiam dentro da nossa visão de funcionalidade, estética e bom aproveitamento dos recursos.

Sendo irmãos, há um bom entendimento entre a gente. Sempre convivemos de perto e aprendemos a dividir tudo, por isso também trabalhamos bem juntos.

img_9319

No estúdio, há uma divisão natural das tarefas. O Patrick é responsável pela produção e eu fico mais com o desenvolvimento e as vendas. Tem também o Guilherme, que está se formando em design e ajuda em várias coisas por aqui. Sem esquecer os nossos fornecedores, que são indispensáveis e sempre nos ensinam muito.

img_0397

3_original

O estúdio tem sede em Balneário Camboriú. Como é viver e trabalhar cercado pela natureza. Qual é a rotina de trabalho de vocês?
A cidade é muito bonita, mas tem seus problemas, como crescimento desordenado e falta de planejamento urbano. Mas pela proximidade com a natureza, temos uma boa qualidade de vida. Dá para fazer quase tudo de bicicleta, o que é uma alegria. Trabalhamos bastante, mas sempre dá para dar uma escapada para praia ou para o mato.

2_original
Conte mais sobre a trajetória de vocês?
Eu sou designer industrial e o Patrick, engenheiro ambiental. Trabalhei anos com gráfico e vídeo e o Patrick com administração de obras. Sempre busquei trabalhar com produto e desde a faculdade desenvolvia trabalhos autorais em paralelo.

img_9325

img_9029w

Em 2011 começamos a produzir o banco A4, terceirizando cada parte da produção e fazendo a montagem no apartamento que a gente morava. O tempo passou, em 2014 o projeto foi exposto em Paris e a partir daí as coisas foram se desenvolvendo aos poucos.

img_9342w

img_0651

Neste mesmo ano, o Patrick tinha voltado de um período na Austrália, e mesmo em meio a incertezas, decidimos levar isso a sério. Começamos a produzir algumas luminárias que tinha feito para a Design Weekend, além de uma versão do banco A4. Participamos pela primeira vez da MADE e da Brazil S/A em Milão. Os produtos foram sendo bem aceitos e em 2015 o estúdio mudou para um galpão onde ampliamos a produção própria, o que nos deu mais autonomia no desenvolvimento dos projetos.

1_medium-copy-4

luminariadepe

5_original

O trabalho de vocês utiliza muita madeira e metal. Combina o artesanal e o industrial. Qual a inspiração deste estilo?
Acho que este foi um caminho natural pra gente. Crescemos na oficina do nosso avô, que fabricava facas artesanais e consertava bicicletas. Aprendemos com ele que com algumas ferramentas e paciência era possível fazer as mais diversas coisas. Percebi que saber a história e a origem do que a gente usa muda completamente a nossa relação com os produtos. Estas memórias foram importantes para o que fazemos hoje, e isso tudo, combinado com as nossas próprias histórias e visões, definem o estilo do nosso trabalho.

1_original-2

img_9060-t44-instagram
Quais são as principais dificuldades de comercializar seus produtos no Brasil?
De uma simples ideia até o produto final, na casa do consumidor, o caminho é longo. Por isso iniciativas que aproximam o consumidor da produção independente são essenciais pra gente. Com isso o design fica mais acessível e a relação com o consumidor fica mais simples e honesta e é nisso que se baseia nossa marca.

1_original
Sites favoritos?
http://www.sightunseen.com/
http://pontoeletronico.me/
http://revistateto.com.br/
http://casavogue.globo.com/
http://www.designboom.com/
http://www.itsnicethat.com/
http://www.dezeen.com/

img_0623
Projetos futuros?

Sempre temos vários projetos na cabeça, é impossível parar. Não sabemos quais serão os próximos, estamos vivendo um dia de cada vez e dando o melhor no que estamos fazemos agora.


Visite a loja da T44 Studio na Boobam:

screen-shot-2016-09-21-at-6-44-11-pm
screen-shot-2016-09-21-at-6-30-31-pm

Posted by:Boobam

3 replies on “Entrevista | Patrick e Dennys Tormen | T44 Studio

  1. Parabéns pelos trabalhos criativos, vocês são muito bons no que fazem . Parabenizo também a minha querida amiga Delci Frandoloso mãe que sempre apoiou a dupla. Fico muito feliz por vê-los crescendo cada vez mais.

Deixe uma resposta