O arquiteto Paulo Kobylka desenha móveis inspirados na estética arquitetônica modernista e no universo criativo da moda, com sua diversidade de cores, formas e texturas.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2006, Paulo não esconde o DNA de arquiteto na hora de desenhar seus móveis. A primeira linha desenvolvida por ele, o sofá PK1 e PK2, é uma referência clara ao racionalismo e funcionalismo da escola moderna, marcada pelas formas geométricas definidas, pelo traço sem ornamentos e pelo uso do concreto aparente. “O design do móvel propõe linhas simples, puramente estruturais. Criei um assento em balanço, como uma laje suspensa”, explica Paulo.


Revestido de lona macia nas cores cinza ou preta, a linha é formada por três volumes principais: base, encosto e assento. Do desencontro de cada uma dessas partes nascem pequenos espaços para abrigar objetos de decoração.
“Eu sempre começo um desenho pensando na funcionalidade dele. A estética nasce de uma necessidade. Nos sofás, por exemplo, criei o compartimento de apoio que eventualmente pode substituir uma mesa de centro”, diz ele.

O caráter híbrido é característica marcante das criações de Paulo. Com o propósito de atender a demanda por otimização de espaços da vida contemporânea, boa parte do mobiliário pensado pelo arquiteto oferece mais de uma funcionalidade. “As casas e apartamentos nas grandes cidades estão ficando cada vez mais compactos e isso pede móveis aptos a desempenhar diversos papéis. Em um ambiente pode não caber mais sofá, poltrona, luminária, mesa lateral. Então, uma única peça precisa dar conta de mais demandas”, defende.

Com isso em mente, Paulo desenhou o rack PK10. Bem mais versátil que um modelo convencional do móvel, a peça tem prateleiras em tamanhos variados, copo para controle remoto e ganchos nas laterais para acomodar bolsas e casacos – dispensando assim a necessidade de cabideiros.

A versatilidade e hibridismo característicos do trabalho de Paulo têm como fonte de inspiração uma segunda paixão do arquiteto: a moda. “Eu acompanho as criações de estilistas internacionais, como Alessandro Michele, da Gucci, e vejo que esse movimento de criar uma peça com múltiplas funções está muito presente também nesse mercado criativo. As roupas estão sendo cada vez mais pensadas para atender a diferentes propósitos de uso, estilos e ocasiões”, pontua. A mistura de cores e texturas tão presente na moda também aparece nos produtos de Paulo, caso da poltrona PK6 e do sofá PK7, que combinam aço carbono, tela e tecido em diversos tons.




A loja Studio Paulo Kobylka reúne todas essas criações e também os lançamentos, a poltrona PK8 e o sofá PK9. “Decidi abrir a loja na plataforma para dar maior visibilidade para o meu trabalho. A Boobam é uma referência em design autoral. É incrível considerar que aqui o designer tem liberdade criativa e pode divulgar seus produtos para um mercado que consome”, diz ele



Visite a loja do Studio Paulo Kobylka na Boobam:
Jornalista convidada: Flora Monteiro
Matéria exclusiva para o Blog Boobam
Fotos: Renan Klippel