O arquiteto Paulo Kobylka desenha móveis inspirados na estética arquitetônica modernista e no universo criativo da moda, com sua diversidade de cores, formas e texturas.

13_media
Paulo Kobylka com uma de suas criações, a PK6 Colorida na versão preto com vermelho

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2006, Paulo não esconde o DNA de arquiteto na hora de desenhar seus móveis. A primeira linha desenvolvida por ele, o sofá PK1 e PK2, é uma referência clara ao racionalismo e funcionalismo da escola moderna, marcada pelas formas geométricas definidas, pelo traço sem ornamentos e pelo uso do concreto aparente. “O design do móvel propõe linhas simples, puramente estruturais. Criei um assento em balanço, como uma laje suspensa”, explica Paulo.

1245-pk1pk2-studio-paulo-kobylka-5-1200
Sofá pk1+pk2
1243-pk1-studio-paulo-kobylka-5-1200
Premiado pelo German Design Award: Special Mention / Home and Decoration – Excellent Product Design

Revestido de lona macia nas cores cinza ou preta, a linha é formada por três volumes principais: base, encosto e assento. Do desencontro de cada uma dessas partes nascem pequenos espaços para abrigar objetos de decoração.

“Eu sempre começo um desenho pensando na funcionalidade dele. A estética nasce de uma necessidade. Nos sofás, por exemplo, criei o compartimento de apoio que eventualmente pode substituir uma mesa de centro”, diz ele.

1243-pk1-studio-paulo-kobylka-5-1200
Assim como uma laje suspensa de um edifício, o sofá pk1 possui parte do seu assento em ‘balanço’

O caráter híbrido é característica marcante das criações de Paulo. Com o propósito de atender a demanda por otimização de espaços da vida contemporânea, boa parte do mobiliário pensado pelo arquiteto oferece mais de uma funcionalidade. “As casas e apartamentos nas grandes cidades estão ficando cada vez mais compactos e isso pede móveis aptos a desempenhar diversos papéis. Em um ambiente pode não caber mais sofá, poltrona, luminária, mesa lateral. Então, uma única peça precisa dar conta de mais demandas”, defende.

07_media
Paulo Kobylka em seu escritório, desenvolvendo o lançamento da linha Pk8

controle

 

Com isso em mente, Paulo desenhou o rack PK10. Bem mais versátil que um modelo convencional do móvel, a peça tem prateleiras em tamanhos variados, copo para controle remoto e ganchos nas laterais para acomodar bolsas e casacos – dispensando assim a necessidade de cabideiros.

1920-pk10-pk11-studio-paulo-kobylka-2-original
A estrutura em aço carbono traz maior leveza estética e funcionalidade para o rack PK10 e a estante PK11 

A versatilidade e hibridismo característicos do trabalho de Paulo têm como fonte de inspiração uma segunda paixão do arquiteto: a moda. “Eu acompanho as criações de estilistas internacionais, como Alessandro Michele, da Gucci, e vejo que esse movimento de criar uma peça com múltiplas funções está muito presente também nesse mercado criativo. As roupas estão sendo cada vez mais pensadas para atender a diferentes propósitos de uso, estilos e ocasiões”, pontua. A mistura de cores e texturas tão presente na moda também aparece nos produtos de Paulo, caso da poltrona PK6 e do sofá PK7, que combinam aço carbono, tela e tecido em diversos tons.

18_alta
Poltrona Pk6 Monocromática e Pk7 Monocromático
19_alta-Rosa
Detalhe da versão rosa
PK
As duas versões da Pk6 Colorida: branco / laranja e preto / vermelho
12a_alta-Recorte1
Premiado pelo European Product Design Award: Honorable Mention / Home Interior Products e finalista do Prêmio Casa Vogue Design

A loja Studio Paulo Kobylka reúne todas essas criações e também os lançamentos, a poltrona PK8 e o sofá PK9. “Decidi abrir a loja na plataforma para dar maior visibilidade para o meu trabalho. A Boobam é uma referência em design autoral. É incrível considerar que aqui o designer tem liberdade criativa e pode divulgar seus produtos para um mercado que consome”, diz ele

4782-poltrona-pk8-studio-paulo-kobylka-1-1400
A Poltrona PK8 é uma solução para ambientes pouco iluminados
dupla-safa
A Poltrona PK8 tem opções de seis diferentes cores
4784-sofa-pk9-studio-paulo-kobylka-5-1400
Lançamento: Sofá PK9

Visite a loja do Studio Paulo Kobylka na Boobam:

Screen Shot 2018-12-11 at 16.03.40

Screen Shot 2018-12-11 at 16.03.50.png

Jornalista convidada: Flora Monteiro
Matéria exclusiva para o Blog Boobam
Fotos: Renan Klippel

 

 

 

Avatar
Posted by:Boobam

Deixe uma resposta