Ícone do site Blog Boobam

Studio Paulo Kobylka: mobiliário híbrido e funcional

O arquiteto Paulo Kobylka desenha móveis inspirados na estética arquitetônica modernista e no universo criativo da moda, com sua diversidade de cores, formas e texturas.

Paulo Kobylka com uma de suas criações, a PK6 Colorida na versão preto com vermelho

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2006, Paulo não esconde o DNA de arquiteto na hora de desenhar seus móveis. A primeira linha desenvolvida por ele, o sofá PK1 e PK2, é uma referência clara ao racionalismo e funcionalismo da escola moderna, marcada pelas formas geométricas definidas, pelo traço sem ornamentos e pelo uso do concreto aparente. “O design do móvel propõe linhas simples, puramente estruturais. Criei um assento em balanço, como uma laje suspensa”, explica Paulo.

Sofá pk1+pk2
Premiado pelo German Design Award: Special Mention / Home and Decoration – Excellent Product Design

Revestido de lona macia nas cores cinza ou preta, a linha é formada por três volumes principais: base, encosto e assento. Do desencontro de cada uma dessas partes nascem pequenos espaços para abrigar objetos de decoração.

“Eu sempre começo um desenho pensando na funcionalidade dele. A estética nasce de uma necessidade. Nos sofás, por exemplo, criei o compartimento de apoio que eventualmente pode substituir uma mesa de centro”, diz ele.

Assim como uma laje suspensa de um edifício, o sofá pk1 possui parte do seu assento em ‘balanço’

O caráter híbrido é característica marcante das criações de Paulo. Com o propósito de atender a demanda por otimização de espaços da vida contemporânea, boa parte do mobiliário pensado pelo arquiteto oferece mais de uma funcionalidade. “As casas e apartamentos nas grandes cidades estão ficando cada vez mais compactos e isso pede móveis aptos a desempenhar diversos papéis. Em um ambiente pode não caber mais sofá, poltrona, luminária, mesa lateral. Então, uma única peça precisa dar conta de mais demandas”, defende.

Paulo Kobylka em seu escritório, desenvolvendo o lançamento da linha Pk8

 

Com isso em mente, Paulo desenhou o rack PK10. Bem mais versátil que um modelo convencional do móvel, a peça tem prateleiras em tamanhos variados, copo para controle remoto e ganchos nas laterais para acomodar bolsas e casacos – dispensando assim a necessidade de cabideiros.

A estrutura em aço carbono traz maior leveza estética e funcionalidade para o rack PK10 e a estante PK11 

A versatilidade e hibridismo característicos do trabalho de Paulo têm como fonte de inspiração uma segunda paixão do arquiteto: a moda. “Eu acompanho as criações de estilistas internacionais, como Alessandro Michele, da Gucci, e vejo que esse movimento de criar uma peça com múltiplas funções está muito presente também nesse mercado criativo. As roupas estão sendo cada vez mais pensadas para atender a diferentes propósitos de uso, estilos e ocasiões”, pontua. A mistura de cores e texturas tão presente na moda também aparece nos produtos de Paulo, caso da poltrona PK6 e do sofá PK7, que combinam aço carbono, tela e tecido em diversos tons.

Poltrona Pk6 Monocromática e Pk7 Monocromático
Detalhe da versão rosa
As duas versões da Pk6 Colorida: branco / laranja e preto / vermelho
Premiado pelo European Product Design Award: Honorable Mention / Home Interior Products e finalista do Prêmio Casa Vogue Design

A loja Studio Paulo Kobylka reúne todas essas criações e também os lançamentos, a poltrona PK8 e o sofá PK9. “Decidi abrir a loja na plataforma para dar maior visibilidade para o meu trabalho. A Boobam é uma referência em design autoral. É incrível considerar que aqui o designer tem liberdade criativa e pode divulgar seus produtos para um mercado que consome”, diz ele

A Poltrona PK8 é uma solução para ambientes pouco iluminados
A Poltrona PK8 tem opções de seis diferentes cores
Lançamento: Sofá PK9

Visite a loja do Studio Paulo Kobylka na Boobam:

Jornalista convidada: Flora Monteiro
Matéria exclusiva para o Blog Boobam
Fotos: Renan Klippel

 

 

 

Sair da versão mobile