Utilizando-se da técnica da escultura por meio de fios metálicos, o artista plástico Roberto Romero cria suas peças buscando leveza através da suspensão da estrutura no ar. Seus projetos transitam entre design, arquitetura e arte.

Paralela---1

A Série Botânica, seu mais novo trabalho, é inspirada na observação da Mata Atlântica do Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Baseado nas antigas gravuras de botânica do final do século XIX, o artista selecionou para esta coleção seis folhas: Maranta, Singônio, Costela de Adão maior e menor, Bananeira e Orelha de Elefante.

Costela-de-Adão-gde----1--123
A Folha Costela de Adão e sua inspiração natural

“Comecei a pesquisar folhas, flores e plantas para essa série no início de 2017. Fiz uma residência artística de uma semana de imersão total dentro da floresta da Mata Atlântica. A Série Botânica é uma homenagem à exuberância da flora brasileira”, afirma.

Singônio1---1
Folha Singônio
Orelha-de-elefante-1----1---123
Folha Orelha de Elefante

Folhas1---1

Residencia1---1
Roberto Romero em seu período de imersão na Mata Atlântica

Com os protótipos prontos, Romero procurou ferreiros e soldadores do carnaval carioca. E assim, entre fantasias e carros alegóricos, tomaram forma as folhas feitas em aço galvanizado soldado nas cores preta, amarela e verde.

Artista plástico autodidata, Romero desenvolve esculturas de arame desde 2001. “Defino minhas obras como um trabalho de síntese, que leva às formas a sua mínima expressão”, explica o argentino radicado no Rio de Janeiro há três anos.

Eposição1---1
Espaço expositivo do artista na Fábrica Bhering, no Rio de Janeiro

Exposição3---1

Exposição4---1

E é com essa característica minimalista, com a menor quantidade de linhas de expressão, livre de excesso nas suas formas, que nasceu a Série Botânica, que foi muito bem recebida no estande do artista na última Paralela Design.

“As folhas podem ser penduradas na parede, dando a impressão de desenhos com relevo 3D, ou também podem formar arranjos em vasos”, indica Roberto Romero.

 

ParalelaDesign---1
Estande na Feira Paralela de 2019
roberto-romero-03_12_18_71---1---123
Folhas de Bananeira (verde) e Maranta (rosa)

Visite a loja de Roberto Romero na Boobam!

Captura de Tela 2019-03-08 às 13.21.35Captura de Tela 2019-03-08 às 13.22.45

Avatar
Publicado por:Boobam

Deixe uma resposta