Utilizando-se da técnica da escultura por meio de fios metálicos, o artista plástico Roberto Romero cria suas peças buscando leveza através da suspensão da estrutura no ar. Seus projetos transitam entre design, arquitetura e arte.
A Série Botânica, seu mais novo trabalho, é inspirada na observação da Mata Atlântica do Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Baseado nas antigas gravuras de botânica do final do século XIX, o artista selecionou para esta coleção seis folhas: Maranta, Singônio, Costela de Adão maior e menor, Bananeira e Orelha de Elefante.

“Comecei a pesquisar folhas, flores e plantas para essa série no início de 2017. Fiz uma residência artística de uma semana de imersão total dentro da floresta da Mata Atlântica. A Série Botânica é uma homenagem à exuberância da flora brasileira”, afirma.



Com os protótipos prontos, Romero procurou ferreiros e soldadores do carnaval carioca. E assim, entre fantasias e carros alegóricos, tomaram forma as folhas feitas em aço galvanizado soldado nas cores preta, amarela e verde.
Artista plástico autodidata, Romero desenvolve esculturas de arame desde 2001. “Defino minhas obras como um trabalho de síntese, que leva às formas a sua mínima expressão”, explica o argentino radicado no Rio de Janeiro há três anos.

E é com essa característica minimalista, com a menor quantidade de linhas de expressão, livre de excesso nas suas formas, que nasceu a Série Botânica, que foi muito bem recebida no estande do artista na última Paralela Design.
“As folhas podem ser penduradas na parede, dando a impressão de desenhos com relevo 3D, ou também podem formar arranjos em vasos”, indica Roberto Romero.


Visite a loja de Roberto Romero na Boobam!