Os móveis e objetos assinados pelos irmãos Susana Bastos e Marcelo Alvarenga combinam a expressividade plástica da artista com o rigor técnico do arquiteto. A seguir, veja o ensaio produzido pelo Studio Tertúlia, no espaço expositivo “Pé Palito-Nave” apresentando algumas peças da Alva Design, com venda online na Boobam!

boobam-pepalito_studio-tertulia_0048
Espaço expositivo “Pé Palito-Nave”, em Belo Horizonte
5571-escrivaninha-mais-alva-design-1-1400
A escrivaninha Mais tem estrutura de madeira maciça com pés em forma de cruz, resultante do encaixe de quatro peças
boobam-pepalito_studio-tertulia_0076
Coleção Vasos Amorfos

boobam-alva-por-studio-tertulia_0323

boobam-pepalito_studio-tertulia_0046

boobam-alva-por-studio-tertulia_0328

Susana fez artes plásticas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguiu carreira de artista, tendo obras expostas na galeria Celma Albuquerque, em Belo Horizonte, e também de estilista – trabalhou por oito anos para a marca Coven e atualmente desenha para a Madrepérola. Marcelo se formou em arquitetura (também na UFMG), foi colaborador de Freusa Zechmeister e de Isay Weinfeld e fundou o Play Arquitetura – eleito um dos escritórios mais promissores pela revista Wallpaper.

IMG_6251
À esquerda, vaso ITA e, à direita, potes Bola de Sabão
boobam-alva-por-studio-tertulia_0152
Vaso ITA, cujo desenho tem como inspiração os corpos ornamentados de rituais indígenas
boobam-alva-por-studio-tertulia_0304
Conjunto de potes Bola de Sabão, de pedra sabão com puxador de latão e cobre, feitos em parceria com a designer Tatiana Queiroz

boobam-alva-por-studio-tertulia_0283

Tal identidade é perceptível desde as primeiras coleções da marca, apresentadas na feira de design colecionável MADE, em 2013: a série de desenhos de parede Espera, composta por pinos de metal fundido a partir de um dente de leão marinho; a linha de ganchos de bronze ou mármore Língua de Sogra, inspirados no brinquedo infantil; e os gaveteiros de pau ferro, mogno e peroba do campo, com revisteiros de camurças bicolores.

boobam-alva-por-studio-tertulia_0349
Ganchos Língua de Sogra – versão em latão.

boobam-alva-por-studio-tertulia_0356

boobam-alva-por-studio-tertulia_0340
Língua de sogra, versão preta

Mais recentemente, a pesquisa por novas matérias-primas levou a dupla à pedra sabão. O elemento bastante comum na região mineira ganhou a forma de potes e vasos com design poético. “Apesar de muito familiar e regional para nós mineiros, o material sempre foi explorado por um viés totalmente utilitário, para fazer panelas, por exemplo, ou sem nenhum apelo plástico, caso dos souvenirs. Queríamos trabalhar com ele de maneira contemporânea”, explica o arquiteto. As linhas de potes Bola de Sabão e de vasos AOI – ambos feitos em parceria com a designer Tatiana Queiroz – e de vasos Ita e Amorfo consagraram de vez a Alva Design no mercado.

boobam-alva-por-studio-tertulia_0386
Linha de vasos AOI, feitos em parceria com a designer Tatiana Queiroz
boobam-alva-por-studio-tertulia_0263
As caixas Dobras trazem o contraste entre a rigidez da madeira e a maleabilidade da dobradiça de couro

boobam-alva-por-studio-tertulia_0207

boobam-alva-por-studio-tertulia_0258

boobam-alva-por-studio-tertulia_0266
Caixa Dobra de madeira Jacarandá
boobam-alva-por-studio-tertulia_0271
Esculturas da série 3 Pesos, 3 Medidas

boobam-alva-por-studio-tertulia_0267

Para Marcelo, a coleção Amorfo ilustra bem o DNA da marca, ao trazer um equilíbrio entre o desenho rigoroso e a expressividade artística. “É o exemplo perfeito do caráter híbrido resultante da união da minha leitura com a da Susana. Há modelos da coleção que perdem a função porque a forma fala mais alto”, explica. Essas e outras peças, como os cabideiros Borboleta, estão à venda na loja da marca na Boobam. “Além do intuito comercial, a plataforma funciona como banco de dados do design nacional, tendo assim uma contribuição cultural de registro, agrupamento e exposição desse conjunto de trabalhos”, diz ele.

boobam-alva-por-studio-tertulia_0109
O vaso ITA, de pedra sabão com ornamentos em latão e Jacarandá

boobam-alva-por-studio-tertulia_0151

boobam-alva-por-studio-tertulia_0148boobam-alva-por-studio-tertulia_0124

 

boobam-alva-por-studio-tertulia_0185
Da mistura de materiais, como pedra sabão, madeira, latão e resina, nasceu o palhaço: EU, TU, ELE, uma escultura interativa

boobam-alva-por-studio-tertulia_0182

Os lançamentos e críticas positivas mostram que o trabalho a quatro mãos entre Marcelo e Susana está de fato consolidado. “A gente briga bastante, mas são discussões construtivas”, brinca ele. “A Su começa a pensar em uma peça a partir dos materiais e cores. Não tem medo de radicalizar. Eu sou o responsável por racionalizar a linha. Sempre me preocupo com o desenho e o acabamento”, completa.

boobam-alva-por-studio-tertulia_0369
O Banco BO foi inspirado no trabalho de Lina Bo Bardi
boobam-alva-por-studio-tertulia_0375
O assento é formado por finas tiras de couro fixadas na estrutura por pequenas pérolas de latão

Entre os projetos mais recentes do arquiteto está o novo endereço da loja Pé Palito Vintage, em edifício modernista de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte. O espaço – que serviu de palco para o ensaio fotográfico que você confere aqui – teve as características do projeto original preservadas, com acréscimos de alguns elementos, caso da transformação em fundo infinito de uma das colunas já existentes. “Tive a preocupação de intervir com sutileza no traçado de Niemeyer”, diz Marcelo. “As construções não devem ser congeladas, mas sim dinâmicas. A adequação a novos usos e a adaptabilidade a necessidades atuais fazem parte do fazer arquitetônico e devem ser feitas com respeito e cuidado à obra existente”, finaliza.

boobam-alva-por-studio-tertulia_0139
Cabideiros Borboleta, de madeiras brasileiras maciças e latão

boobam-alva-por-studio-tertulia_0135

boobam-alva-por-studio-tertulia_0107

boobam-alva-por-studio-tertulia_0133


Visite a loja da Alva Design na Boobam:

Screen Shot 2018-10-10 at 18.56.22

Screen Shot 2018-10-10 at 18.56.53

Flora Monteiro
Posted by:Flora Monteiro

One thought on “Alva Design: peças que equilibram razão e emoção

Deixe uma resposta