Ícone do site Blog Boobam

Um laboratório criativo chamado Casa Oba

Para não deixar o dia das crianças passar em branco, a Boobam visitou a nova residência da arquiteta especializada em projetos infantis e apresentadora do GNT, Leila Bittencourt, e bateu um papo com ela sobre arquitetura e design feitos sob medida para os pequenos. Sejam bem-vindos à Casa Oba e aproveitem também para conferir os produtos exclusivos da Oba! Arquitetura na Boobam Kids!

No ambiente de estar da Casa Oba, banco de Ricardo Graham e brinquedo de madeira da Tatu. Almofadas no sofá e no chão com estampas da La Estampa Home
Destaque para o buffet de Gustavo Bittencourt. Encadernação dos livros com tecidos estampados La Estampa Home.
Leila na janela da Casa Oba

Leila tinha recém-chegado de Milão, onde foi conferir as novidades do Salão do Móvel, quando em uma andança pelo bairro do Horto, na capital fluminense, cruzou com uma casinha em uma antiga vila operária. Foi amor à primeira vista. Ela logo vislumbrou na residência a possibilidade de realizar um sonho que tinha há anos: criar um laboratório de ideias aberto a designers e artistas, onde palestras, workshops e exposição de produtos estimulam reflexões sobre design e arquitetura.

O sonho virou realidade. Hoje, a Casa Oba, como foi batizada, abriga o ambiente de trocas e oficinas no térreo, o showroom e escritório da Oba Arquitetura em um espaço ao fundo, cercado pelo jardim arborizado, e a residência da Leila e do filho Gabriel no segundo andar. “Vejo esse novo endereço como resultado do crescimento do meu escritório. A Oba se consolidou no mercado e possibilitou a criação dessa casa”, conta.

Leila com os sócios Cynthia e Miguel

“Para mim, o homem precisa estar no centro das discussões sobre arquitetura e design, pois projetamos para pessoas. A importância desse espaço aberto a todos tem a ver com isso”, completa.

Almofadas da La Estampa Home.
Poltrona Primeira + banco Pirralhos, do Ricardo Graham
Colagem da artista Ani Cuenca
A premiada cadeira 3 Pés, de Ricardo Graham e os cachorros decorativos de madeira da OCA
O cachorro de madeira é da OCA

O projeto da residência, assinado pela arquiteta Mariana Fortes, conservou a fachada e alguns elementos construtivos originais, como a parede de tijolinhos da sala, e a tornou bastante integrada ao verde do entorno através de enormes janelas. No primeiro pavimento estão a cozinha, o estar e o anexo ao fundo, voltado ao jardim. No segundo andar foram acomodados dois quartos, um terraço e uma salinha. “Estou sempre viajando a trabalho, acabo ficando apenas dois dias por semana no Rio de Janeiro. Então, temos aqui espaço suficiente para acomodar todas as minhas atividades profissionais e pessoais”, diz Leila.

Na cozinha, porcelanas da MUUG compõem a decoração da mesa. As luminárias são de tecido estampado com desenhos da La Estampa Home, assim como o papel de parede na geladeira.

O gaveteiro é uma herança da bisavó de Leila

Louças e tecidos para vestir a casa da coleção Mangará da MUUG

Por trás do escritório Oba Arquitetura, ela se dedica a projetos infantis há 13 anos. Já entregou inúmeros quartos e também ambientes em complexos comerciais, como shoppings, escolas e clubes. “A personalidade da criança precisa estar refletida no espaço. O quartinho pode ter objetos de artistas e designers, e precisa ser muito livre para ela brincar e criar novas configurações de acordo com sua imaginação”, explica.

A arquitetura e o design de Leila andam juntos. Quando ela cria um projeto, sempre pensa um desenho de mobiliário sob medida para compor o ambiente. Desse processo criativo, surgiram móveis e acessórios independentes – boa parte deles com venda exclusiva na Boobam. Educativos e com um viés bastante interessante de estímulo à criatividade, os produtos aliam qualidade, praticidade e humor. Há mesa de desenho com papel sulfite acoplado ao tampo, papel de parede colorido e bercinhos. Tudo desenhado e pensado para atender às necessidades e fantasias de crianças e bebês – e, de quebra, alegrar e decorar o quartinho deles.

O quarto de Gabriel, filho de Leila, no segundo andar da casa

Leila mora na Casa Oba desde agosto, mas os ambientes já têm tanta vida e personalidade que parece que ela vive ali há anos. Os interiores trazem um mix de móveis de design contemporâneo com itens bem antigos, carregados de história e memória afetiva, caso do gaveteiro verde que Leila herdou de sua bisavó. Na sala, peças de Zanini de Zanine, Ricardo Graham, Gustavo Bittencourt e Eurico Humano chamam atenção.

O papel de parede é da Mapateca

“Parte do mobiliário exposto foi trazido para a inauguração da casa e deve mudar a cada três meses, pois a ideia é que aqui funcione também como um espaço de exposição das peças de designers e artistas”, explica Leila. “Quero investir em jovens designers e abrir oportunidades para eles por meio da Casa Oba, onde as pessoas podem conhecer os trabalhos e depois entrar em contato com eles para comprar”, completa.

 

O quarto de Leila com roupas de cama da Trama Casa. As almofadas estampadas são da La Estampa Home.

A luminária de papel é da Vagalume Soluções
Maxi manta da Srta. Galante

Em meio a tantos novos projetos, Leila ainda encontra tempo para apresentar o Lugar de Criança, no canal GNT, que inspira pais a realizarem mudanças possíveis em cômodos dedicados aos pequenos. “O programa é minha menina dos olhos no momento. Quando pensamos um ambiente infantil temos que levar em conta que estamos criando um espaço para educar e ensinar. Isso é muito importante. Precisa ter um cantinho de leitura, de estudos, de desenho”, diz a arquiteta. “De uns tempos para cá, as pessoas estão investindo em casas para serem usadas e não apenas admiradas. Isso é fundamental na perspectiva das crianças”, finaliza Leila.


Visite a loja da Oba! Arquitetura na Boobam:

Jornalista convidada: Flora Monteiro
Matéria exclusiva para o Blog Boobam
Fotos: Renan Lima

Sair da versão mobile