Ícone do site Blog Boobam

Its a Brand New Day – Estúdio Iludi: 5 anos de ideias em movimento

Viver é sim melhor do que sonhar. Acordar, absorver todas as inspirações e seguir um caminho, sem medos, para encontrar o novo. De novo. É nesse movimento constante que mora o Estúdio Iludi. Na trajetória ousada, inquieta, e não no fim.

Poltrona Void
Cadeira Tropos e Luminária Joca
Vaso baixo da Coleção TAG e Mesas Laterais da Coleção Verso

Em 2019 o Estúdio comemora 5 anos. Durante todo esse tempo, a transformação de linguagens é notória, assim como o fato de primarem por um design autoral, cheio de personalidade e que realmente faça a diferença na decoração dos ambientes. Eles parecem não abdicar das soluções minimalistas e que, ao mesmo tempo, dialoguem com a mineiridade e a brasilidade.

Para celebrar o aniversário da marca, os designers e arquitetos Luiz F. Costa e Rodrigo Irffi lançaram a campanha “It’s a Brand New Day”, cujas fotos ilustram essa matéria. A campanha mostra as criações do Estúdio fazendo parte do cotidiano da personagem desde o momento em que acorda, até voltar a dormir. Forma e função na mais perfeita simplicidade.

Luminária Alma N1 e os móveis que compõem o Duo Tropos

Conversamos com a dupla em uma tarde chuvosa em Belo Horizonte e o que encontramos foi um oceano inspirador.

Boobam: Para começar, uma pergunta necessária: o que é design para vocês?

Luiz Costa: Difícil definir aquilo que nós mesmos buscamos resignificar a todo instante. Para nós, a beleza do design é exatamente a permissividade. Forma e função em um teorema infinito.

B: Em poucas palavras, o que caracteriza o design do Estúdio?

Rodrigo Irffi: Internamente chamamos nossa verve de “minimalismo tropical”. Mobiliários, objetos e adornos que transcendem entre o escandinavo e o brasileiríssimo sem pudores.

Mesa de centro da Coleção Verso
Centro de Mesa da Coleção Aura
Escultura N4, Série Pescador

B: O que não pode faltar em uma peça de vocês?

RI: O mínimo! Durante o processo criativo, todas as arestas são aparadas até encontrarmos forma e função na mínima parte.

LC: Isso! O excesso nos incomoda. Prezamos pela alma, pela pele, e não pelo outfit. A forma mais fácil de emocionar, tocar o coração, é ser verdadeiro.

B: E como é o processo criativo?

LC: A inspiração é uma virtude que não polimos. Quando ela chega, avassaladora, logo se torna uma força motriz e fazemos de tudo para torná-la viva. Entre planos, diálogos e testes, a gestação dura exatamente o tempo necessário para se fazer perfeita aos nossos olhos.

RI: Não existe um roteiro. Cada peça se constrói sob um livro aberto e muito trabalho.

Esculturas da Série Fração
Castiçal G, da Coleção Verso

B: De todas as etapas de criação, qual a preferida de cada um?

RI: Adoramos a prototipagem. É a hora que saímos do metafísico e presenciamos a vida acontecer. Cada vez que um projeto nasce é, sem exageros, emocionante.

LC: Exato!

B: Qual foi a maior realização do Estúdio?

RI: Ao chegar no quinto ano de Estúdio Iludi, olhamos para trás e temos muito o que contar. Participar de grandes feiras, sermos constantemente chamados para expor em renomadas casas e ter o trabalho presente em praticamente todo Brasil é de encher os olhos. Entretanto, o que nos move, que nos realiza, é a ideia de que nossa assinatura vem sendo cada vez mais admirada e reconhecida.

B: Que dica vocês dão para quem está começando na criação de produtos autorais?

LC: O caminho mais difícil é sempre o autoral. E também o mais generoso. Conseguir que o público decifre suas intenções ou se apaixone por sua estética é um namoro longo, muitas vezes não correspondido. Entretanto, quando o olhar se desperta, ele fala alto e a roda começa a girar. Por isso, sugerimos: inspiração, transpiração e insistência.

Na estante de destacam diversas peças do Estúdio Iludi, como a Luminária Aura, lançada recentemente na Boobam
Fruta de concreto

B: Há algo mais que considerem importante citar?

LC: Gostaríamos de abraçar cada pessoa que encontrou em nossas peças reflexos de sua personalidade. Que abriu as portas e nos convidou a entrar. Como dissemos, o Estúdio Iludi completa 5 anos esse ano. Somos novos. Muito novos. Mas temos muito a comemorar.

RI: Nos destacarmos ao lado de tantos grandes designers, transformar nossos sonhos em realidade e ter o privilégio de trabalhar com aquilo que amamos são motivos de muito orgulho e, por isso, temos que agradecer.

Terminamos a entrevista convencidos de que o Estúdio Iludi realmente está em movimento constante. Durante nosso breve bate papo, pudemos perceber no olhar de cada um, uma vontade imensa de fazer diferente do que é esperado. Uma gana incrível com destino ao novo que parece que os seus primeiros cinco anos são apenas um maravilhoso primeiro passo em uma trajetória que promete ser avassaladora.

Assista ao vídeo da campanha “It’s a Brand New Day”, do Estúdio Iludi.


Conheça a loja do Estúdio Iludi na Boobam!

Campanha: It’s a Brand New Day
Roteiro: Luiz Abreu
Fotos e Produção: Stúdio Tertúlia
Filmagem: Loop Vídeos Produtora
Making Of: Dentro Fotografia
Maquiagem: Cassia Peroco
Modelo: Barbara Zanco

Sair da versão mobile