Você sempre soube que seria uma designer? Fale um pouco sobre a sua trajetória.
Não sabia. Sou formada em arquitetura. Depois de fazer um mestrado em Barcelona, sobre Arquitetura, ligado à biologia e aos novos processos computacionais, comecei a testar este tipo de enfoque
experimental em pequenos objetos, como descansos de pratos e luminárias, por terem uma escala viável para testes, financeiramente falando. Depois de um ano de testes, resolvi mandar estes objetos para o Salão Satellite 2014 em Milão. Fui aceita e assim comecei a carreira de design. Em arquitetura tudo é muito grande, o investimento sempre é alto. Com o design é bacana porque este retorno da experimentação acontece muito rápido.

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Como é a sua rotina e o seu processo criativo?
É bem diferente do convencional. Não inicio o trabalho a partir de uma demanda concreta, como, desenhar uma cadeira.

O meu processo é bem experimental. Acabo partindo da observação da natureza, de algum elemento que ache interessante. O padrão de uma folha, os movimentos das águas vivas ou o crescimento de uma flor… aí transporto estas análises para algum programa computacional e vejo o que eu posso gerar com isso, como, por exemplo, a textura de uma mesa. A partir do que foi criado, começo a pensar qual pode ser o objeto/móvel que será feito e com que material.

Testo alguns materiais para ver suas performances e entender seus funcionamentos, e, quando necessário, volto ao computador para modificar a morfologia do objeto / móvel de acordo com o entendimento do material e… voilà

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Um aspecto importante do seu trabalho?
Esta sempre relacionado à natureza e aos novos sistemas computacionais/tecnologias.

Com que materiais você gosta de trabalhar?
Todos, sem exceção!

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Quais artistas e designers você admira?
Matthias Pliessnig
Zaha Hadid
Ascanio MMM
Olafur Eliasson
Tapio Wirkkala

A melhor e pior parte de ser uma designer?
A melhor parte é a liberdade criativa e a pior é achar um conceito interessante para o desenvolvimento de todas as peças. É importante fazer com que as pessoas consigam sentir o que você propõe, em qualquer peça que você faça.

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Os maiores desafios de comercializar os seus trabalhos no Brasil?
Acho que as pessoas relacionam o uso da tecnologia à perda da identidade do artesanal, do cuidado com a produção, de um lugar etc.

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Uma dica que você gostaria de ter dado para a Andrea Macruz bem no inicio da carreira?
Li esta frase em algum lugar e achei demais: “O problema não é tropeçar, mas apegar-se à pedra.”

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Sites favoritos? (Listar 5)
http://www.troika.uk.com
http://www.kokkugia.com
http://matsysdesign.com
http://theverymany.com
http://www.coop-himmelblau.at

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Quais são os seus 3 trabalhos favoritos? Fale sobre a historia e o processo criativo de cada um desses trabalhos.

m.us 
Uma luminária feita a partir da deformação topológica de uma Fita de Möbius.  Ela foi desenvolvida através de um plug in paramétrico, que altera seu grau de deformação; foi produzida com uma impressora 3d. O primeiro protótipo foi impresso na loja Shapeways em Nova York e enviado para São Paulo.

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s.ce silver
É uma mesa pintada com tinta prateada, com efeito espelhado, cujo principal conceito é a mescla dos reflexos do entorno na sua volumetria. Um jogo com luz, sombra e suas distorções.

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r.io 
É um móvel baixo inspirado nas guelras dos tubarões. Sua construção é feita a partir da torção de finas lâminas (180 graus) em diferentes pontos, resultando em distintos padrões. Estas lâminas já servem como puxadores para as portas de abrir.

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Para conhecer mais produtos, visite a loja Nolii na Boobam:

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Posted by:Boobam

One thought on “Entrevista – Nolii (Andrea Macruz)

  1. Parabéns para a Boobam pelo site , em especial por essas entrevistas.Conhecer a visão e o processo criativo por trás do trabalho, destaca cada projeto.Parabens também para NOLll que faz um trabalho de muita técnica e pesquisa.

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