Ícone do site Blog Boobam

Entrevista | CAROL GAY

Estamos empolgados em anunciar a nossa primeira entrevista. O objetivo é tentar aproximar as pessoas da história, rotina e processos criativos de cada artista.

Em nossa primeira entrevista, conversamos com a Arquiteta e Designer Carol Gay, que nos recebeu em seu charmoso showroom no bairro Santa Cecília em São Paulo.

Temos um carinho especial pela Carol que foi uma das primeiras artistas a acreditar e abraçar o nosso projeto!

Você sempre soube que seria uma designer? Fale um pouco sobre a sua trajetória.
Me formei em arquitetura na Faculdade Mackenzie, sempre busquei cursos que complementassem minha carreira e que desenvolvessem a liberdade criativa. Em 1999 me inscrevi no workshop ‘A Construção do Objeto’ ministrado pelos designers Fernando e Humberto Campana. O workshop teve duração de 1 ano e meio. Esta experiência foi a gênese do meu processo criativo atual.

Busquei também me aproximar da experiência com a indústria trabalhando na Tok&Stok (2002-2004), onde aprendi muito e complementar o lado de negócios trabalhando na importadora Urban (2007-2009). Nesse meio tempo fiz alguns projetos de arquitetura e produzia peças, sempre baseadas no conceito da transgressão dos objetos cotidianos e da memória afetiva. Participei de muitas exposições desde o início da minha carreira. Sendo a primeira em Verona na Itália durante a feira Abitare Il Tempo e também na Pinacoteca na exposição 500 Anos Brasil Design ambas em 2000.

Meus primeiros trabalhos, de finalização do workshop, foram a luminária espelho Caracol(2000), feita de base de pizza e mangueira iluminada – aquelas usadas nas decorações de Natal – e o revisteiro U(2001), feito em plástico PVC e chapa de inox escovado, esta proveniente de reciclagem.

 

Como é a sua rotina e o seu processo criativo?
A cidade de São Paulo, onde moro e nasci, me instiga. Estar nas ruas, presenciando a atitude das pessoas e a criatividade do povo brasileiro em encontrar soluções para suas necessidades me ajuda a refletir. As viagens pelo mundo além de ser fonte de inspiração, me ajudam a criar um distanciamento com minhas referências diretas e assim evoluir nas minhas idéias.

A memória afetiva dos materiais, da minha infância e dia a dia, me levam a criar. Gosto de pesquisar novos materiais e transgredí-los de sua função original propondo novos significados.

A experimentação,  a presença do trabalho manual e a busca constante de novos materiais se tornaram características essenciais do meu trabalho.

Um aspecto importante do seu trabalho?
Levantar questões de reaproveitamento através das minhas criações

Com que materiais você gosta de trabalhar?
Não tenho um material específico, busco a memória afetiva dos materiais. Ultimamente tenho gostado muito de trabalhar com vidro soprado.

 

Quais artistas e designers você admira?
Ingo Maurer – pela forma como ele usa os materiais e a emoção nos projetos.

Tony Cragg – admiro seu trabalho.A forma como ele olha para os materiais banais e os explora plasticamente.

Fernando e Humberto Campana – A cada lançamento que eles fazem me emociono. Olhar para o trabalho deles é muito inspirador e sempre uma surpresa.

Lina Bo Bardi – pela valorização do artesanato e de sua conquista como mulher em conseguir representar tão bem a arquitetura e design brasileiro numa época tão difícil.

Cildo Meirelles – pela forma como ele dialoga com os materiais  e objetos do cotidiano em sua obra.

A melhor e pior parte de ser uma designer?
Melhor parte: poder representar as mulheres em uma profissão onde os homens são a maioria.
Pior parte: quando tenho que ir em um fornecedor, quero mexer em máquinas ou até usar uma furadeira e eles ficam temerosos,mas eu adoro!

Os maiores desafios de comercializar os seus trabalhos no Brasil?
Impostos, burocracia e custos.

Uma dica que você gostaria de ter dado para a Carol Gay bem no inicio da carreira?
Difícil essa, não sinto que deixei de fazer algo.. a dica que eu daria para qualquer pessoa que está começando: acredite no seu potencial, foque nos seus ideais e trabalhe arduamente.

Sites favoritos?
www.designboom.com
www.coolhunting.com
www.dezeen.com
www.trendtablet.com
www.carpentersworkshopgallery.com

Quais são os seus 3 trabalhos favoritos? (Sei que essa é difícil)
Muito rsrs
Mesa Cobre
Poltrona NoAr
Chaise Cinto

Projetos futuros? 
Estou desenvolvendo peças para uma empresa belga, móveis e luminárias para empresas nacionais.

Quer conhecer mais produtos da Carol Gay? Visite a loja dela na Boobam:

Sair da versão mobile